dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    

A ausência de atividade sexual, caracterizada pela não manifestação de estro ou cio, é denominado anestro pós-parto. Esse é um mecanismo fisiológico e não uma doença. Passa a ser considerado um problema quando o anestro pós-parto se prolonga por muito tempo, prejudicando a fertilidade.

A produtividade de um rebanho ovino pode ser expressa pelo aumento da eficiência reprodutiva que está diretamente ligada à duração do período de anestro pós-parto e, consequentemente, do intervalo entre partos, que permite um maior número de crias nascidas por ovelha/ano, proporcionando, desta forma, uma maior lucratividade ao sistema de produção.

Em ovelhas a duração do anestro varia geralmente de acordo com o nível nutricional e a frequência de amamentação.  A Embrapa Meio-Norte realizou pesquisas para avaliar o efeito da suplementação alimentar e da freqüência de amamentação no retorno ao cio pós-parto em ovelhas da raça Santa Inês.A maioria dos rebanhos ovinos da região Nordeste apresenta um nível nutricional inadequado, mesmo aqueles menos exigentes do ponto de vista genético.

Uma nutrição adequada é fundamental para o reinício da atividade ovariana pós-parto. As fêmeas devem estar bem nutridas no final da prenhez e no pós-parto (fases de maior demanda nutricional), para que possam reduzir o período de anestro após o parto.Quanto maior for a perda de peso no início do pós-parto e quanto menor for a reserva corporal, mais tempo o organismo levará para apresentar cio.

Uma nutrição adequada, de forma que a ovelha consiga parir com uma boa condição corporal, e mantenha esta condição durante o pós-parto, permite um maior aporte de leite para suas crias, acarretando um maior desempenho dos cordeiros e um retorno precoce à atividade reprodutiva.O estímulo mamário decorrente da amamentação altera a função ovariana levando a um atraso no restabelecimento da atividade reprodutiva após o parto.A intensidade e frequência de amamentação podem retardar o aparecimento do cio pós-parto.A amamentação leva a alterações em diversos hormônios que exercem efeitos inibidores sobre a atividade ovariana contribuindo para um prolongamento do anestro pós-parto.

Como estratégias para melhoria do desempenho dos sistemas de produção, as práticas associadas ao manejo reprodutivo são de fundamental importância. Para atender à demanda crescente do mercado por carne ovina é necessário aumentar o nascimento de cordeiros, o que pode ser conseguido através da redução do intervalo de partos. Essa redução depende obviamente da utilização de técnicas apropriadas de manejo, como a amamentação controlada, que visa diminuir o efeito acumulado da freqüência e intensidade da amamentação, e a suplementação alimentar da ovelha no pós-parto, que objetiva suprir as exigências nutricionais que são aumentadas devido à lactação.

Após o parto ocorre um aumento na demanda nutricional da ovelha que se não for atendida o animal passa a usar as reservas corporais, ocasionando uma perda de peso e como conseqüência temos o restabelecimento da atividade reprodutiva retardada. Sendo assim, a suplementação alimentar após o parto é necessária para garantir um bom desempenho reprodutivo no pós-parto.

Práticas de manejo que contribuem para antecipar o cio após o parto:

Amamentação controlada

A amamentação controlada consiste em separar as crias das mães, a partir do 15º dia de vida da cria, e colocá-las para mamar apenas duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde, durante 30 minutos de cada vez.

Logo no início desta separação é importe oferecer forragem e uma pequena quantidade de concentrado para as crias (1% peso vivo) para promover o desenvolvimento ruminal e melhorar o desenvolvimento ponderal das crias.

Desta forma, a amamentação controlada proporciona às ovelhas um retorno ao cio pós-parto mais precoce, melhorando a eficiência reprodutiva e produtiva dos ovinos.

Suplementação alimentar no pós-parto

Após o parto ocorre um aumento na demanda nutricional da ovelha que se não for atendida o animal passa a usar as reservas corporais, ocasionando uma perda de peso e como conseqüência temos o restabelecimento da atividade reprodutiva retardada.

Existem diversas forma de reduzir as perdas verificadas no pós-parto. Dentre estas, merecem destaque a suplementação alimentar que pode ser feita através do fornecimento de feno, silagem e concentrados protéicos e energéticos, além do cultivo de forrageiras que podem ser utilizadas como banco de proteína.

Desta forma, a suplementação alimentar no pós-parto e a substituição do sistema de amamentação contínua, pela amamentação controlada, favorecem a antecipação de uma nova concepção, reduzindo o intervalo de partos, permitindo que a ovelha possa produzir um maior número de crias/ano e, conseqüentemente, melhorando a eficiência reprodutiva e produtiva dos ovinos. Esse manejo deve ser adotado pelos produtores que visam uma melhor produtividade dos seus rebanhos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Pedro Carvalho
09/01/2014 21:48:26
Em média o cio pós parto começa com quantos dias aproximadamente? 30 60 ou mais?

joao pedro
06/12/2016 21:48:54
com cuantos dias entra no cio pos parto

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Cana-de-açúcar resistente ao frio
Universidade Federal do Paraná e Embrapa Clima Temperado pretendem lançar variedades para o Rio Grande do Sul em até 4 anos
Prevenção de doenças exige cuidados básicos na plantação
Indução de resistência, rotação de culturas e agroquímicos são importantes ferramentas no combate aos patógenos do tomateiro
Nutrição adequada reduz mortalidade de abelhas
Xarope à base de água e açúcar é ferramenta simples, econômica e eficaz de manter e estimular a colmeia
Adubo com leguminosas e esterco: mais 400% de produtividade
Grande quantidade de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo geram fertilidade do solo ganhos de produção no Semiárido
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
Sistema de solução completa Pioneer
Sistema de Solução Completa está alicerçado em quatro pilares que representam a combinação ideal entre genética, biotecnologia e serviços: Sistema de Combinação de Híbridos, Genes Nativos, Tecnologia do Milho Bt e Tratamento de Sementes Industrial.
O conceito de proteína ideal na formulação de dietas para peixes
Excesso de proteína na ração compromete o desempenho normal dos peixes
Kit semeadura de adubos verdes: distribuidor de sementes de adubos verdes acoplado à colhedora de milho
Distribuidor de sementes de adubos verdes acoplado à colhedora de milho
Como antecipar o primeiro cio pós-parto em ovelhas Santa Inês
Esse manejo deve ser adotado pelos produtores que visam uma melhor produtividade dos seus rebanhos
A importância do manejo higiênico-sanitário na qualidade do pescado
A conscientização dos consumidores seja uma maneira de pressionar os mercados a oferecer produtos de qualidade e, assim, melhorar a higiene dos produtos vendidos
Sorgo sacarino é boa alternativa para etanol
Cultura pode ser usada em locais onde não há zoneamento para cana-de-açúcar, em áreas mais secas ou de clima temperado
Cuidados básicos na avicultura evitam prejuízos gerados pelo frio
Medidas de aquecimento do aviário promovem bem-estar animal e minimizam efeitos do frio que podem até levar aves à morte
Revitalização da cultura da pereira no Brasil
Embrapa lidera projeto de avaliação em rede, seleção e melhoramento genético para indicação de cultivares mais produtivas e resistentes
Produtores podem melhorar gestão da água
Adubação verde, cobertura do solo, rotação de culturas, construção de barraginhas e terraços otimizam o uso dos recursos hídricos

Conteúdos Relacionados à: BRASIL
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada